fbpx

Papel de parede X Pintura. Qual escolher?

Papel de parede ou Pintura

Papel de parede X Pintura. Qual escolher?

Você sabe como escolher entre papel de parede e pintura? O que vale mais a pena? Confira:

As paredes da sua casa têm a vantagem de transformar o seu espaço com a ajuda de pintura ou papel de parede. Uma sala de estar pode ser instantaneamente vibrante com a aplicação de cores quentes. Enquanto uma sala muito grande pode se sentir instantaneamente aconchegante com um papel de parede mais escuro com um padrão impressionante. 

Existem prós e contras do uso de tinta ou papel de parede. Os fatores a considerar são a facilidade de aplicação, o custo e a versatilidade do seu espaço. Qualquer que seja a sua escolha, as paredes serão beneficiadas com a adição tanto da pintura quanto do papel de parede.

Vantagens do uso de papel de parede

Papel de parede refere-se a um material utilizado na decoração da casa para decorar as paredes interiores da sua casa. Abaixo estão algumas vantagens do uso de papéis de parede:

  • Durável: ospapéis de parede são muito duráveis ​​e podem suportar a imprevisibilidade de crianças que não conseguem tirar as mãos da parede. Lembre-se de que você não precisa ser pai ou mãe para ter filhos em casa. Seus sobrinhos e sobrinhas vêm com o mesmo nível de energia.
  • Variedade: os papéis de parede oferecem mais variedade em termos de desenhos, padrões, tons e texturas que você pode escolher. O custo dos projetos sob medida foi reduzido pelo avanço da impressão digital. Você também desfruta da vantagem de trabalhar com listras. Por exemplo, listras verticais podem fazer seu teto parecer muito mais alto do que realmente são, enquanto listras horizontais podem dar uma aparência mais ampla à sala.
  • Longa vida útil: pintar suas paredes é mais barato do que ter papéis de parede. No entanto, os papéis de parede têm uma vida útil mais longa. Com o tempo, o custo eventualmente diminui. No entanto, papéis de parede baratos não desfrutam dessa vantagem.
  • Cobertura de defeitos de parede: se você tiver grandes partes da parede com defeito ou danificadas, cobri-las com papéis de parede é uma opção mais barata quando comparada à gesso e pintura; especialmente se você estiver fazendo isso sozinho.
  • Efeito: ospapéis de parede são melhores para adicionar profundidade, estilo e calor às paredes, de uma maneira que as tintas monótonas teriam dificuldade em replicar.
  •  

Contras do uso de papéis de parede

Apesar das vantagens de ter papéis de parede bonitos colados nas paredes, o uso deles vem com algumas desvantagens, destacadas abaixo:

  • Não pode suportar umidade: ao contrário da tinta, os papéis de parede não lidam bem com a umidade. Isso se faz uma péssima escolha para banheiros, cozinhas e outras salas com alta umidade.
  • Difícil de remover: a tarefa de remover papel de parede é difícil. Para fazer o certo, você precisa ter as ferramentas certas e ter paciência. Produtos químicos também podem ser usados ​​para remover papéis de parede, mas você precisa ter cuidado para evitar danificar a parede.
  • Consumo de tempo: ospapéis de parede consomem mais tempo do que a pintura.
  • Ficar preso: ao contrário da tinta, você não pode pintar sobre um papel de parede caso você enjoe.

Vantagens da tinta

Há várias vantagens que você desfruta ao pintar as paredes internas da sua casa. Saiba quais são as vantagens da tinta.

  • Barato: a pintura é uma opção muito acessível quando você precisa transformar as perspectivas de sua casa. Pintar um quarto é mais barato do que ter papéis de parede.
  • Facilidade de aplicação: a tinta não é complicada de aplicar em sua casa. Mesmo nos casos em que você estiver pintando sobre uma parede danificada, é possível aplicar a tinta de base com antecedência para aplicar tinta sobre uma cor mais escura. Isso reduz o tempo de preparação e facilita o processo.
  • Variedade: você pode pintar sua casa sozinho e tem uma variedade de tintas para escolher. A regra básica a entender sobre tinta é que, quanto maior o brilho da tinta, maior o brilho. Por extensão, quanto maior o brilho da tinta, mais durável será a tinta. Também existem tipos diferentes de tinta, a tinta plana não tem brilho, enquanto uma tinta brilhante é toda brilhante. Além destes, temos a casca de ovo, semi-brilho e tinta acetinada.
  • Aplicável universalmente: você pode aplicar tinta nas paredes de qualquer cômodo da sua casa. Ao contrário dos papéis de parede, você pode aplicá-los em salas com alta umidade.
  • Vantagem do esquema de cores: se você estiver buscando um esquema de cores específico, é mais fácil conseguir isso pintando os papéis de parede. Um número crescente de empresas de tintas tornou isso mais fácil com esquemas de cores prontos para uso. Esses esquemas reduzem o risco envolvido na geração de sua própria paleta de cores.
  • Corrigindo erros: um erro de pintura pode ser facilmente pintado de forma criativa. No caso de papéis de parede, a correção de erros é mais difícil e requer mais sucateamento.

Contras do uso de pintura

Existem desvantagens do uso de tinta que você deve conhecer. Eles dão uma ideia sólida do que esperar se você decidir se contentar com isso.

  • Danos: as paredes da sua casa podem ser lascadas. Para restaurar a uniformidade dessa parte da parede, é necessário repará-la e repintá-la.
  • Limitação: pintar suas paredes não oferece uma ampla variedade de espectros de cores e design para você escolher.
  • Retoque: apintura lascada exige um retoque na pintura nas paredes com mais frequência do que você pode se sentir confortável.
  • Negócio bagunçado: por padrão, a pintura cria uma bagunça. Você precisa tomar muito cuidado para não manchar seus eletrodomésticos, pisos e móveis.
  • Risco para a saúde: existem tintas que liberam compostos orgânicos voláteis quando você os aplica. Estes compostos provaram ser prejudiciais aos seres humanos.

A Lilas Decorações

Lilás tem uma história de amor e paixão por decoração.
Estamos há mais de 11 anos proporcionando aos nossos clientes e parceiros as melhores experiências de decoração.

Quer saber mais?

Continue navegando em nosso blog ou acesse nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.